• Objetivo

Utilizar o curso livre de teatro para proporcionar aos participantes uma vivência que estimule a autoestima e a produção de neurotransmissores que quando em déficit geram transtornos psicológicos, entre eles a ansiedade e a depressão. Através dos exercícios teatrais, condicionamento físico, sessões fotográficas e, com isso, valorizar suas qualidades, entender e aceitar seus limites, respeitar e aceitar os limites do outro e juntos encarar o desafio de realizar uma apresentação artística para um público convidado.

  • Justificativa

Acreditamos no teatro como elemento transformador e, após ouvir diversos relatos de pessoas que buscaram no teatro uma alternativa para amenizar o sofrimento causados pelas Síndrome do Pânico, Ansiedade e Depressão, decidimos pela criação desse projeto visando atender especificamente essas pessoas, principalmente aquelas que relutam em buscar ajuda.


Idealizado por profissionais do Teatro, da Psicologia e da Educação física, a proposta é, artisticamente, compor um conjunto de atividades para proporcionar autoestima, hábitos saudáveis, melhora do condicionamento físico e estar em contato com pessoas diferentes do convívio atual.

  • O processo

A proposta do curso é fazer com que o aluno vivencie momentos artísticos através de exercícios que trabalham a percepção, improviso, dinâmica de grupo, ritmo, interpretação de texto, valorizando sua empatia e a força do grupo, momentos de condicionamentos físicos com exercícios de alongamento, aquecimento, fortalecimento, respiração e aeróbicos. Todas as aulas serão 100% práticas e estruturadas balanceando a liberação de neurotransmissores que contribuem na melhora dos sintomas de depressão e ansiedade.

Durante o processo uma sessão de fotos será proporcionada ao grupo e individualmente para quem tiver interesse.


Ao longo do curso o grupo irá se preparar para uma apresentação ao público onde irá trabalhar suas habilidades artísticas já conhecidas ou descobertas no processo.

Faremos uma avaliação antes, durante e depois do curso, como formar de verificar  a melhora dos sintomas nos participantes e tentar transformar em evidências científicas.

  • O resultado final

O resultado final é a satisfação e a melhora dos sintomas, além de colocar em prática, através de cenas individuais e coletivas, o conhecimento adquirido e trabalhado ao longo dos meses. Uma característica do projeto é respeitar a particularidade de cada aluno, sabemos que cada indivíduo absorve as informações de maneira diferentes, e isso fica claro ao longo do processo e é respeitado na apresentação final.

 

Assim sendo, a proposta de criação coletiva, mesmo que se utilizando de texto clássico, é a maneira que acreditamos se encaixar nesse formato de curso, onde cada um estará se apresentando nas condições que se sinta capaz, obviamente, sob toda orientação e treinamento da equipe e interligado por um roteiro proposto durante o processo.